Escolar

Muitos destes efeitos nocivos terminam em resultados como: comportamento criminoso, aumento no abuso de drogas e de bebidas alcoólicas, elevado grau de gravidez entre adolescentes, aumento de abortos e das doenças venéreas, e o trágico aumento de mortes de adolescentes.

 

A violência é hoje uma das principais preocupações da sociedade. Ela atinge a vida e a integridade física das pessoas. É um produto de modelos de desenvolvimento que tem suas raízes na história.

 

A definição de violência  se faz necessária para uma maior compreensão da violência escolar. É uma transgressão da ordem e das regras da vida em sociedade. É o atentado direto, físico contra a pessoa cuja vida, saúde e integridade física ou liberdade individual correm perigo a partir da ação de outros.  Neste sentido  Aida Monteiro  se expressa "entendemos a violência, enquanto ausência e desrespeito aos direitos do outro".  No estudo realizado pela autora em uma escola, buscou-se perceber a concepção de violência dada pelo corpo docente e discente da instituição e chegou-se as seguintes conclusões:

 

Para o  corpo discente (professores) "violência representa agressão física, simbolizada pelo estupro, brigas em família e também a falta de respeito entre as pessoas ". Enquanto que para o corpo docente (estudantes) "a violência, representa o descumprimento das leis na falta de condições materiais da população, associando a violência à miséria, à exclusão social e o desrespeito ao cidadão"